Apenas «35 por cento dos bebés são amamentados com leite materno durante os primeiros seis meses de vida», afirmou Elisabeth Mason, directora de Saúde da Criança e do Adolescente, da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Estas declarações foram feitas no âmbito da Semana Mundial da Amamentação, que se comemora esta semana, de 1 a 7 de Agosto. Trata-se de um evento - celebrado desde 1992 por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action - com o objectivo de difundir o aleitamento materno como veículo de saúde e bem-estar.
A percentagem de bebés amamentados exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses é reduzida, quando se acredita que prolongar esse período até que as crianças completem dois anos de vida «salvaria, anualmente, a vida de 1,5 milhões de crianças com idade inferior a cinco anos».De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, «a desnutrição é responsável por um terço dos 8,8 milhões de mortes por ano entre crianças menores de cinco anos». A OMS recomenda ainda um acompanhamento médico rigoroso, uma vez que
uma boa amamentação é imprescindível ao crescimento do bebé, pois «assegura os nutrientes essenciais para um desenvolvimento saudável».Para promover os benefícios da amamentação, a OMS, em cooperação com a UNICEF, criou um programa com os
“dez passos para uma amamentação bem-sucedida”. 1. Ter uma política de promoção do aleitamento materno, afixada, a transmitir regularmente a toda a equipa de cuidados de saúde.
2. Dar formação à equipa de cuidados de saúde para que implemente esta política.
3. Informar todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno.
4. Ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento.
5. Mostrar às mães como amamentar e manter a lactação, mesmo que tenham de ser separadas dos seus filhos temporariamente.
6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou líquido além do leite materno, a não ser que seja segundo indicação médica.
7. Praticar o alojamento conjunto: permitir que as mães e os bebés permaneçam juntos 24 horas por dia.
8. Dar de mamar sempre que o bebé queira.
9. Não dar tetinas ou chupetas às crianças amamentadas ao peito, até que esteja bem estabelecida a amamentação.
10. Encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno, encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou da maternidade.Fonte: Iol mãe