domingo, 6 de dezembro de 2009

Amamentação prolongada!


Hoje vou falar de um tema muito importante e que infelizmente ainda não é muito conhecido.
A amamentação prolongada!
Para quem não sabe, a oms recomenda que os bebés sejam amamentados exclusivamente até aos 6 meses, ou seja, que não sejam introduzidos alimentos antes desta idade.E depois que continuem a ser amamentados no mínimo até aos dois anos de idade, em conjunto com alimentação saudável e variada.
Mas não fica por aqui, pois como a oms diz, "no mínimo até aos 2 anos",ou seja, os bebés só iram ser beneficiados se continuarem a serem amamentados depois dos 2 anos!
Acham estranho??Mas é a pura verdade!
Estudos mostram vários benefícios na amamentação prolongada, Q.I superior, menos incidência de alergias, mais resistência imunológica(menos doenças), e por aí fora!
Podem ver aqui um artigo da humpar sobre amamentação prolongada:
http://www.humpar.org/vantagensamamentacao.htm
E aqui um artigo do público sobre o aumento do Q.I na amamentaçao prolongada:
http://www.publico.clix.pt/Ci%C3%AAncias/amamentacao-prolongada-pode-aumentar-a-inteligencia-das-criancas_1327901
Também podem ir ao you tube , escrever "todller nursing" e vão ver vários vídeos de mães a amamentar os seus filhos prolongadamente.
E outra coisa que poucas mães sabem é que podem dar de mamar aos seus filhos durante uma segunda gravidez. Não há riscos para o bebe ainda no ventre.
Não privem os vossos bebés de um dos maiores presentes que o vosso corpo têm para lhes dar:)
Mães informadas = Bebés felizes e saudáveis!

8 comentários:

  1. Ora aí está uma grande verdade! Era tão bom que todas as mães estivessem bem informadas. Hoje somos muito abandonadas - as mulheres de "antigamente" não tinham falta de apoio de uma mulher esperiente. É muito importante o vosso trabalho. Obrigado.
    Nem sempre comento mas tenho gostado muito do que escreves Sofia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. É verdade Joana, é uma pena que esta "experiência" não passe de mulher para mulher... Mas é para isso que nós doulas estamos cá!!:)No teu próximo filhote vais lhe dar de mamar durante muito tempo!!Eu vou estar lá para te ajudar sempre!!:)

    ResponderEliminar
  3. O meu filhote fez três anos agora e continua :)

    Parabéns pela formação!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que bom Sofia!!:))Parabéns!!
    E obrigado:)
    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá. Encontrei este cantinho e axo muito util para todas as mamas.
    Em relação a este tópico, concordo plenamente que dar de mamar é um beneficio a longo prazo para a criança.
    Mas 2 anos a amamentar depende de muitos factores, é raro haver uma mulher que tenha produçao de leite por tanto tempo, pois para isso teria de ser mae a tempo inteiro, levar uma vida tranquila e feliz sem stresses, e nos dias que correm é muito dificil, além de que os dentes das crianças também começam a ser improprios para os nossos pobres mamilos.
    Infelzimente na minha primeira gravidez só tive leite durante 1 mes e meio, muito pouco mesmo, mas a minha filha nao aumentava de peso e por recomendaçao medica tive de mudar para o leite de transiçao, e devido ao stress do dia a dia, o leite acabou por secar.

    Quanto ao facto de se poder amamentar enquanto gravida, de facto é contraditório ao que os medicos dizem, pois foi-me dito que estando gravida de 37 semanas, e referi que ja tinha produçao de colostro abundante desde as 24 semanas que nao devia estimular nem sequer tocar nos seios pois desencadeava um parto prematuro. Portanto agora fiquei na duvida.
    Desculpa o testamento.
    Continuaçao de um bom trabalho
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Olá "9 meses de nós"!
    Parabens pelo bebe a caminho e obrigado pelo elogio!:)
    Em relação a uma mulher não ter produção de leite suficiente para amamentar 2 anos, isso só acontece porque infelizmente na ossa sociedade não existe um apoio decente á amamentação, daí ouvirmos frequentemente mães a dizerem, "eu não tive leite" e etc, todas as mulhers tem leite, exepto casos clinicos raros.O problema é que não há ninguem qualificado para as ajudar a ultrapassar os varios obstáculos que surgem na amamentação, falo por experiencia própria, várias mães que acompanhei não deram de mamar, ou muito pouco deram no primeiro filho, mas no segundo com um apoio constante e qualificado,já deram e continuam a dar de mamar.Mesmo mães trabalhadoras, o meu filho de 19 meses a partir de um ano passou a mamar só á noite e de manhã, o que não interfere com horários laborais.Claro que o primeiro factor para que a amamentação corra bem e seja prolongada é a mãe realmente querer e estar disposta a tal.
    Em relação aos dentes, o meu filho tem imensos dentes nunca me magoou, a sucção é feita com a língua e o céu da boca.
    O que aconteceu consigo é muito comum hoje em dia, e a culpa não é sua de maneira alguma, é da sociedade que não a apoiou devidamentee da pressão que exercem nas mães lactantes em relação ao peso dos bebés.
    Por exemplo, as nossas tabelas de percentils são americanas e feitas com bebés tambem alimentados a leite em pó.Como é que podem querer comparar bebes de estatura portuguesa e amamentados com bebes americanos e alimentados artificialmente?Não tem o menor sentido não acha?As formulas de leite em pó são fitas para engordar os bebés, não se podem comparar com o leite materno.É como comparar uma refeição de fast food com uma alimentação rica em vegetais e saudável!:)
    Em relação á amamentação durante a gravidez, não provoca o parto prematro nem aborto, vou lhe explicar porque, quando se amamente, uma hormona é produzida, a ocitocina, essa hormona é responsavel tambem pelo parto, mas como o nosso corpo é perfeito, a ocitocina apenas funciona quando o bebé já está em condições de nascer.Por isso não há problema nenhum.E tambem amamentar é diferente de estimular os mamilos não estando a amamentar já, o corpo no caso de não estar a amamentar, não está ainda preparado, nem habituado a esse estimulo e pode provocar uma "confusão" ao nosso corpo!Mas no caso da amamentação durante a gravidez, o corpo já engravidou assim, está preparado.:) Acreditas mesmo que o nosso corpo tão perfeito como é ia engravidar amamentando se não estivesse preparado?;)
    Podes ver tambem este texto que o "mamar ao peito" traduziu da leche legue sobre o assunto:
    http://mamaraopeito.blogspot.com/2009/04/amamentar-estando-gravida.html
    E em relação ao "testamento", eu adoro-os, venham mais uns!!;)
    Qualquer duvida esta á vontade!
    Um beijinho
    sofia

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelo esclarecimento!
    Fiquei mais tranquila e certamente irei dar de mamar até poder pois é um momento único de pura relação entre mãe-filho.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Ola! Tenho um bebé lindo de 18 meses. Ele é grandinho, e parece um pouco mais velho. Tanto ele como eu gostamos muito de ir às compras com ele no marsúpio, e ele vai o tempo todo a mamar :-) obviamente que ouvimos constantemente criticas, porque ele é velho demais para mamar....... eu dou sempre umas respostas irónicas e elegantemente antipáticas.....As pessoas no geral estão mal informadas, mas isso não as impede de comentar........
    O pediatra não se opõe ao meu bebé continuar a mamar, mas diz que é só manha, que é uma dependência emocional........
    Para mim é muito mais que uma manha. É um momento tao sereno e tao doce entre nós. O meu corpo faz o leite só para ele, reunindo tudo de melhor para ele beber. Adoro quando ele se encolhe e se encaixa na mamã para mamar, sentindo se seguro e confortável. Juntando tudo isto aos benefícios nutricionais e de saúde de ambos, como se pode contra indicar a amamentação prolongada??????
    Quem não gosta de ver, pois que se meta na sua vida, não é???? Por aqui, o bebé é quem decide quando parar a amamentação. Até lá, se com 3 ou 4 anos quiser mamar, a mamã dá. Tenho só um bocadinho de saudades de uma bela caipirinha, mas passo bem sem ela! Hehehehe
    Beijinhos e muitas felicidades! Adorei este blog

    ResponderEliminar