segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Tabelas de crescimento/percentil - bebés amamentados


Continuando no tema amamentação, acho que é importante falar sobre as "tabelas de crescimento" ou "tabelas de percentils".
Já várias mães me disseram que deixaram de dar de mamar porque "o bebé não engordava muito, ou "estava num percentil baixo".. porque é que isto acontece?Ver bebés amamentados em percentils baixos??Porque as tabelas que vem no livro do bebé que vos oferecem no centro de saúde ou no pediatra, são tabelas americanas, feitas com bebés americanos e com muitos bebés alimentados com leite artificial.. Como querem comparar bebes alimentados artificialmente e com estatura diferente da nossa, com bebés portugueses amamentados?? Como eu costumo dizer, é querer comparar uma refeição de fast-food com uma refeição saudável!Qual é que faz engordar mais??A fast food!Mas obviamente que não é uma gordura tão saudável...
Deixo-vos aqui as novas tabelas para bebes amamentados da oms:
http://www.who.int/childgrowth/standards/chart_catalogue/en/index.html
Por isso mamãs lactantes preocupadas, despreocupem-se!!:)
O vosso leitinho será sempre o melhor!

1 comentário:

  1. Gostei imenso do artigo!
    Simples e direto! Sou uma mãe que amamentou em exclusivo até próximo dos 6 meses e hoje tenho o meu bebé com 12 meses e ainda mama!
    Sou sincera, encontrei este blog porque hoje na consulta dos 12m ao ver o peso e comprimento pensei ser pouco, e queria ver se realmente as tabelas de percentis são adequadas aos nossos bebés e realmente não são! Em conclusão não deixaria de amamentar, nem considero que a amamentação seja um dos motivos porque o bebé não aumente de peso!

    ResponderEliminar