quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

É por estas e muitas outras razões que o meu filho de quase 3 anos não come açucar, sal, etc..!=)


Uma dieta rica em gorduras e açúcares durante os primeiros anos de vida pode afectar o desenvolvimento de quociente de inteligência (QI) das crianças, revela um estudo divulgado esta segunda-feira no British Medical Journal e citado pela Lusa.

Os autores do estudo, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, basearam as suas conclusões no estudo ALSPAC, realizado em 14 mil crianças nascidas entre 1991 e 1992 e que pretendia fazer o acompanhamento a longo prazo da saúde dos participantes.

Com este objectivo, os pais responderam a questionários detalhados sobre o tipo de comida e bebida que os filhos comeram no terceiro, quarto, sétimo e oitavo ano de vida.

As crianças foram submetidas periodicamente ao teste de inteligência Wechsler, que revelou que aquelas cuja dieta era pouco saudável tinham um QI mais baixo, segundo o estudo.

Os padrões de alimentação entre os quatro e os sete anos não tiveram impacto sobre o nível de inteligência das crianças, mas sim o tipo de dieta entre os zero e três anos.

Os especialistas esclarecem que esses estudos sugerem que «os efeitos cognitivos relacionados com os hábitos alimentares no início da vida podem persistir mesmo se fosse alterada a dieta».

No entanto, os especialistas afirmam que estes resultados são «modestos» e recomendam novas pesquisas para entender melhor o efeito sobre a inteligência que pode ter um determinado tipo de dieta numa idade avançada.

Fonte: diário iol

Circular no cordão

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Subida do leite!O que acontece?O que fazer?


SUBIDA DE LEITE
"Assim que o bebé nasce, as mamas da mãe estão prontas para alimentá-lo. Estão cheias de colostro, um líquido amarelado, que tem exactamente os nutrientes que o recém-nascido precisa nesta fase. A subida de leite costuma acontecer um ou dois dias após o parto, mas também pode dar-se mais cedo. As mamas crescem e ficam tensas, duras, a ferver. Às vezes, até pode surgir febre (entre 37,5 a 39 graus)
durante algumas horas. Para aliviar os sintomas, a melhor solução é dar de mamar. No final, a mama deve fi car mole e é recomendável colocar um creme apropriado (à venda nas farmácias) ou espalhar um pouco do próprio leite para proteger o mamilo de gretas e fissuras.


Nos intervalos entre as mamadas, tente aliviar a tensão envolvendo as mamas com compressas humedecidas em água quente (pachos) ou tomando um duche com água morna fazendo o movimento de pentear o peito com os dedos no sentido do braço para o mamilo. Existem ainda uns discos de gel próprios, à venda nas lojas de puericultura, que podem ser utilizados para fazer frio (colocando-os no frigorífico) ou quente (imergindo-os em água quente) que também ajudam. Para algo mais simples e barato, experimente envolver as mamas em folhas de couve (portuguesa ou lombarda) saídas directamente do frigorífico. Adaptam-se lindamente ao peito e refrescam bastante. Esta fase pode ser difícil e dolorosa.A boa notícia é que a produção de leite regulariza mais ou menos em dois dias."

Fonte: Excerto tirado de "pais&filhos"

P.s: o melhor creme para se aplicar nos mamilos é Lanolina, que é a gordura presente na lã de ovelha.É optimo!