quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Subida do leite!O que acontece?O que fazer?


SUBIDA DE LEITE
"Assim que o bebé nasce, as mamas da mãe estão prontas para alimentá-lo. Estão cheias de colostro, um líquido amarelado, que tem exactamente os nutrientes que o recém-nascido precisa nesta fase. A subida de leite costuma acontecer um ou dois dias após o parto, mas também pode dar-se mais cedo. As mamas crescem e ficam tensas, duras, a ferver. Às vezes, até pode surgir febre (entre 37,5 a 39 graus)
durante algumas horas. Para aliviar os sintomas, a melhor solução é dar de mamar. No final, a mama deve fi car mole e é recomendável colocar um creme apropriado (à venda nas farmácias) ou espalhar um pouco do próprio leite para proteger o mamilo de gretas e fissuras.


Nos intervalos entre as mamadas, tente aliviar a tensão envolvendo as mamas com compressas humedecidas em água quente (pachos) ou tomando um duche com água morna fazendo o movimento de pentear o peito com os dedos no sentido do braço para o mamilo. Existem ainda uns discos de gel próprios, à venda nas lojas de puericultura, que podem ser utilizados para fazer frio (colocando-os no frigorífico) ou quente (imergindo-os em água quente) que também ajudam. Para algo mais simples e barato, experimente envolver as mamas em folhas de couve (portuguesa ou lombarda) saídas directamente do frigorífico. Adaptam-se lindamente ao peito e refrescam bastante. Esta fase pode ser difícil e dolorosa.A boa notícia é que a produção de leite regulariza mais ou menos em dois dias."

Fonte: Excerto tirado de "pais&filhos"

P.s: o melhor creme para se aplicar nos mamilos é Lanolina, que é a gordura presente na lã de ovelha.É optimo!

Sem comentários:

Enviar um comentário