quinta-feira, 5 de maio de 2011

Curiosidade!=)


Composição química das lágrimas das mulheres tem uma função: reduz desejo sexual e agressividade dos homens.
As lágrimas das mulheres têm uma função: emitem sinais químicos que reduzem os níveis de testosterona e o desejo sexual dos homens. É esta a conclusão de um estudo realizado em Israel. Os investigadores procuraram perceber o significado emocional das lágrimas e descobriram que há mais razões por trás deste mecanismo fisiológico do que apenas o extravasar de tristeza ou zanga.

As lágrimas das mulheres têm cheiro e esse cheiro tem um efeito no homem que é a redução dos seus níveis de testosterona. Para já só foram analisadas as lágrimas das mulheres, mas a mesma equipa propõe-se averiguar, de seguida, se as lágrimas das crianças e dos homens também enviam sinais biológicos.

Já era um dado adquirido que as lágrimas têm uma composição diferente se são provocadas por razões emocionais ou por razões físicas, como o contacto com substâncias irritantes (a cebola ou alguma poeira). E esse dado foi o ponto de partida que levou os investigadores israelitas a estudar a composição química e as funções dos ingredientes presentes nas lágrimas que choramos por razões emocionais.

O nosso corpo comunica de muitas formas e as lágrimas são uma delas. No caso das mulheres constituem, entre outras coisas, pois ao reduzirem os níveis de testosterona reduzem também a agressividade.

Os investigadores acreditam que esta é um mecanismo desenvolvido com a evolução da espécie e que contribui para a sua preservação, pois é uma forma de protecção das mulheres, em média fisicamente mais fracas do que os homens.

Fonte: Mães iol

Sem comentários:

Enviar um comentário