O meu filho adora!=)
Jardinar promove as capacidades mentais das crianças. É uma actividade a ser explorada nas escolas, com inúmeras vantagens.
Jardinagem e horticultura são actividades que trazem inúmeros benefícios às crianças. No âmbito de um estudo realizado pela (RHS), Royal Horticultural Societydo Reino Unido, foram inquiridos 1300 professores de 10 escolas e concluiu-se que naquelas em que a jardinagem e a horticultura fazem parte das actividades propostas, as crianças são mais resilientes e confiantes e tendem a adquirir hábitos de vida mais saudáveis. Para além disso, nota-se mais vontade de aprender nessas crianças. A literacia e as competências matemáricas destas crianças são superiores ao verificado noutras escolas.
Os investigadores consideram que a jardinagem deve passar a ser usada nas escolas como uma ferramenta vital para a aprendizagem e não apenas como uma simpática actividade extra-curricular. «As escolas que integram os jardins no seu currículo estão a desenvolver crianças mais aptas a responder aos desafios da vida adulta», considera Simon Thornton Wood, da RHS.
A imprevisibilidade que está presente nos projectos de ardinagem e horticultura, em que muitas variáveis podem afectar o resultado final, obriga as crianças a serem mais flexíveis, a pensarem por si mesmas e torna-as mais eficazes na resolução de problemas.
Se a escola do seu filho não tem horta pedagógica nem jardim (ou se educa em casa), que tal começar a promover umas sessões de jardinagem com ele, no canteiro lá de casa?
Fonte: Mãe IOL
Jardinar promove as capacidades mentais das crianças. É uma actividade a ser explorada nas escolas, com inúmeras vantagens.
Jardinagem e horticultura são actividades que trazem inúmeros benefícios às crianças. No âmbito de um estudo realizado pela (RHS), Royal Horticultural Societydo Reino Unido, foram inquiridos 1300 professores de 10 escolas e concluiu-se que naquelas em que a jardinagem e a horticultura fazem parte das actividades propostas, as crianças são mais resilientes e confiantes e tendem a adquirir hábitos de vida mais saudáveis. Para além disso, nota-se mais vontade de aprender nessas crianças. A literacia e as competências matemáricas destas crianças são superiores ao verificado noutras escolas.
Os investigadores consideram que a jardinagem deve passar a ser usada nas escolas como uma ferramenta vital para a aprendizagem e não apenas como uma simpática actividade extra-curricular. «As escolas que integram os jardins no seu currículo estão a desenvolver crianças mais aptas a responder aos desafios da vida adulta», considera Simon Thornton Wood, da RHS.
A imprevisibilidade que está presente nos projectos de ardinagem e horticultura, em que muitas variáveis podem afectar o resultado final, obriga as crianças a serem mais flexíveis, a pensarem por si mesmas e torna-as mais eficazes na resolução de problemas.
Se a escola do seu filho não tem horta pedagógica nem jardim (ou se educa em casa), que tal começar a promover umas sessões de jardinagem com ele, no canteiro lá de casa?
Fonte: Mãe IOL
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