sábado, 30 de outubro de 2010

Ocitocina masculina faz bons pais


Muito interessante=)
Homens também sofrem alterações hormonais nos primeiros meses de vida dos filhos. Ao que parece, uma estratégia biológica para facilitar a vinculação.
As hormonas responsáveis pela vinculação e pela amamentação, a ocitocina e a prolactina, são conhecidas pelo seu papel no parto e pós-parto. Mas, afinal, as mulheres não detêm o exclusivo deste coquetail hormonal. Pela primeira vez, foi detectado que também os homens têm uma subida dos níveis destas duas hormonas e que esta é importante para que criem laços com o bebé recém-nascido.

Foram medidos os níveis hormonais de pais recentes, durante os primeiros seis meses de vida dos bebés. Para além disso, foram filmados em momentos de contacto e brincadeira com os filhos. Os investigadores detectaram uma relação inequívoca entre os mais elevados níveis de ocitocina e prolactina e o maior apego e capacidade de comunicação com os bebés.

A autora do estudo, investigadora na Universidade de Bar Ilan, Israel, acredita que esta subida hormonal é uma estratégia da natureza para facilitar o estabelecimento de laços entre os homens e os seus filhos nos pirmeiros meses de vida.
Mas se é são os processos do parto e da amamentação que provocam as alterações hormonais nas mulheres, o que fará com que os homens passem por um processo semelhante? Os investigadores acreditam que o simples contacto com o bebé possa desencadear essas alterações.
Fonte: Iol mãe

Sem comentários:

Enviar um comentário