sábado, 30 de outubro de 2010

Tabaco aumenta risco de gravidez ectópica


Um componente do tabaco faz aumentar nas trompas a presença de uma proteína que reduz a contractilidade muscular. Assim, a progressão do ovo até ao útero torna-se mais difícil.
Uma das causas da gravidez ectópica é um componente químico existente no tabaco. A descoberta foi feita na Universidade de Edimburgo.

A proteína PROKR1 tem a função de promover a implantação do ovo no útero. O tabaco faz com que essa proteína se desenvolva demasiado e esteja presente também nas trompas, o que que aumenta os riscos de a implantação ocorrer fora do útero, provocando a chamada gravidez ectópica.

Os investigadores descobriram que entre as mulheres que fumam e a quem aconteceu uma gravidez ectópica, os níveis de PROKR1 nas trompas são duas vezes mais elevados do que nas mulheres que não fumam e que já tiveram uma gravidez saudável.

A função desta proteína, acreditam os especialistas, é evitar a contracção muscular do útero e assim favorecer a implantação. No entanto, se essa acção ocorre nas trompas há uma inibição dos movimentos musculares o que dificulta a tranferência e progreessão do ovo até ao útero.

Estima-se que o tabaco aumente a probabilidade de uma gravidez ectópica mais do que quatro vezes. Uma em cada 50 gravidezes, no mundo ocidental, é uma gravidez ectópica. Esta é a principal causa de mortalidade materna nos primeiros três meses de gravidez.

A implantação do ovo na trompa pode levar à ruptura da trompa e consequente hemorragia interna que pode provocar sérios problemas de fertilidade no futuro e pode conduzir à morte da mulher.
Fonte: Iol mãe

Sem comentários:

Enviar um comentário