segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

As mulheres devem poder comer e beber durante o parto!


Comer e beber durante o trabalho de parto deve ser permitido, segundo uma revisão de estudos publicada esta semana no Cochrane Review.
Os investigadores analisaram cinco estudos, com 3130 mulheres, para concluir que não há qualquer benefício em restringir alimentos e bebidas durante o trabalho de parto nas grávidas de baixo risco.
A proibição de comer e beber tem por base uma investigação de 1940. Nesse trabalho, verificou-se existir um risco acrescido de os conteúdos do estômago entrarem nos pulmões durante uma anestesia geral, o que poderia levar a doença pulmonar grave ou mesmo morte.
Mas, desde 1940, a medicina evoluiu muito. A técnica anestésica foi bastante melhorada e as anestesias gerais em partos são muito raras. O risco de ter comida no estômago não se verifica na anestesia regional, como a epidural.
Os autores da revisão de estudos lembram ainda que a falta de nutrientes pode estar associada a partos mais longos e dolorosos e que o jejum não garante um estômago completamente vazio.
Assim, as recomendações são: «As mulheres devem poder comer e beber durante o parto, ou não, como elas quiserem».

Sem comentários:

Enviar um comentário