quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Gémeos = Cesariana (ah???)


O normal hoje em dia é que uma gravidez de gémeos acabe numa cesariana programada. E porquê?? O nosso corpo não foi feito para parir dois bebés de uma vez? Será? Então porque é que fez dois bebés de uma vez?? A mim não me parece que o nosso corpo não seja inteligente e funcional...e a vocês?? =)
Sim, o nosso corpo pode parir dois bebés de uma forma natural e espontânea!
Se os bebés e a mãe estiverem ambos bem e com tudo a correr normalmente porque é que haveriam de ser submetidos a uma cesariana?
Mães de gémeos por favor pensem e informem se das vossas opções!
As gestações múltiplas não necessariamente significam uma cesariana, assim como em partos de um bebé apenas, a cesariana em gémeos é indicada apenas quando há complicações ou posicionamento que impeça de qualquer forma a saída natural pelo canal.
Confiem no poder do vosso corpo!
Aqui tem um pequeno texto sobre cesarianas da Primaluz e um filme sobre partos naturais de mães de gémeos e vbac(parto vaginal após cesariana) de gémeos:

Os avanços tecnológicos que permitem a realização de cirurgias cada vez mais precisas dão a falsa sensação de que a cesárea é um procedimento absolutamente sem riscos. A comodidade de poder escolher o dia do parto (ou até mesmo o signo da criança!), o medo da dor e os muitos mitos que assombram as gestantes (bexiga caída, alargamento do canal, hemorragias) levam as mulheres a descartarem a forma mais natural de dar à luz.
O que elas ignoram é que o parto cirúrgico tem maior risco de hemorragias e infecções nas mães, além de aumentar o risco de problemas em futuras gestações, como a ruptura do útero e o mau posicionamento da placenta.
Uma pesquisa divulgada pela Global Survey, um braço da OMS, constatou um número três vezes maior de hemorragias em mulheres que optaram pela cesárea do que aquelas que tiveram partos normais.
Ainda mais alarmantes são os números que relatam as internações em UTIs: 20 vezes mais frequentes naquelas que optam pelo parto cirúrgico.
Para os bebês, a situação não é melhor. O parto antecipado – que ocorre na maioria das cesarianas – aumenta em até 120 vezes os casos de problemas respiratórios e, consequentemente, de internações na UTI neonatal. Ainda segundo o Ministério da Saúde, as infecções causadas pelo parto, a terceira maior causa de morte de recém-nascidos, são mais frequentes em cesáreas.
"A cesárea não só aumenta o risco de hemorragias, como também o desconforto respiratório do bebê, já que não garante que ele esteja no tempo certo".


Sem comentários:

Enviar um comentário