segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Poluição afecta QI


Durante cinco anos investigadores do Columbia Center for Children's Environmental Health seguiram o desenvolvimento de 249 crianças que vivem na zona densamente populada do Harlem e do Bronx, em Nova Iorque.
Este acompanhamento revelou que a exposição a poluentes tóxicosos resultantes da queima de gasolina, gasóleo, carvão ou gás, tiveram efeitos adversos no Quoficiente de Inteligência (QI) destas crianças desde a gestação. O estudo descobriu que as crianças expostas a altos níveis destes compostos tóxicos têm um QI cerca de 4.31 a 4.67 pontos abaixo do QI de crianças que não foram expostas aos poluentes.
Para os investigadores esta diferença é preocupante porque pode ter uma repercussão na performance escolar. O QI é um importante prenúncio da performance académica futura e este tipo de composto poluente e tóxico está espalhado em ambientes urbanos em todo o mundo.
Contudo a esperança destes investigadores é que os constantes controlos, as políticas de intervenção e as energias alternativas venham diminuir a concentração deste composto tóxico na atmosfera.
Texto: PAIS&filhos

Sem comentários:

Enviar um comentário