terça-feira, 2 de março de 2010

Noticia sobre o passado workshop


O Dom de uma Maternidade Natural é o nome atribuído ao workshop dado por Sofia Costa, a jovem doula que se encontra no concelho da Covilhã. A doula esteve no dia 24 de Fevereiro na loja Ponto Já, situada nas instalações do Mercado Municipal da Covilhã, onde iniciou o workshop relativo à maternidade.
O objectivo da formação passa por preparar um parto humanizado, “pretendemos fazer a divulgação do parto natural”, esclarece a doula. Sofia Costa, explica que para garantir um parto de acordo com as opções da grávida é necessário elaborar um plano de parto. O plano de parto assenta num conjunto de necessidades para as quais a equipa médica deve estar sensibilizada.
As participantes no workshop encaram este tipo de iniciativas de forma positiva, “é uma forma de ter acesso a informação de que de outra maneira não teria”, clarifica Marina Vaz.
Normalmente, a doula tem contacto com a futura mãe durante a gravidez, ela ouve os pais, descobre os seus medos e as suas expectativas e ajuda a esclarecer as suas dúvidas. A doula não é parteira nem interfere nos actos médicos. O objectivo da doula é colocar a grávida na condição de protagonista. A mulher deve sentir-se responsável pelas suas decisões e estas devem ser conscientes e formadas. Cabe à doula procurar estudos científicos capazes de basear as decisões tomadas pelo casal.
“Preparamos o parto em casa e no hospital, a escolha é das mães”, explica Sofia Costa. No entanto em muitas maternidades a presença da doula não é ainda aceite. “Tudo o que é alternativo no nosso país é encarado com desconfiança”, argumenta.
Esta actividade é reconhecida em muitos países. Em Portugal, existem cerca de 60 doulas e cerca de 150 mulheres encontram-se em fase de certificação. Estas mulheres estão representadas na Associação de Doulas de Portugal (ADP), uma organização que garante a formação científica das suas associadas.
Geralmente, o serviço de uma doula requisita-se através da internet, no blog ou no site da associação, ou ainda através de amigos.
Por: Nilce Teixeira, urbi
Em: Terça, 2 de Março de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário