quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Sinais de trabalho de parto




O trabalho de parto ocorre normalmente entre a 38ª semana e a 42ª semana de gestação.
Existem alguns sinais de que o parto começou ou irá começar em breve,tais como:
  • Expulsão do Rolhão Mucoso, que consiste na eliminação, pela vagina, de muco gelatinoso,transparente, rosado ou acastanhado. A sua expulsão pode ocorrer dias ou horas antes do parto e significa que o nascimento estará para breve.
  • Rotura da Bolsa de Águas, que é a saída de líquido amniótico pela vagina, devido à rotura das membranas que envolvem o bebé. Pode sair lentamente e apenas sentir humidade nas cuecas(também muitas vezes causada por perdas de urina) ou de repente, em grande quantidade. Normalmente, é claro e transparente. Desde a rotura de bolsa de água até ao desencadear do trabalho de parto e contracções pode demorar algumas horas ou até dias(Após a rotura de bolsa convém evitar relações sexuais antes do trabalho de parto começar).
  • Contracções Uterinas Regulares - No início do trabalho de parto, as contracções são irregulares (isto é, os intervalos não são certos) e são pouco frequentes. Começa por sentir que a barriga fica rija, podendo não haver dor. Progressivamente, vão-se tornando mais regulares, mais intensas e mais próximas. Quando as contracções forem regulares, com intervalos de dez minutos, o parto está próximo. Mas atenção que é frequente a partir do 6ºmês haverem contracções, mas ocasionais e não dolorosas, são as chamadas contracções de Braxton Hicks.
Estes sinais não são motivo para ter medo,stress,ou outro sentimento menos bom em relação ao que está para acontecer. Estes são sinais de que muito brevemente terá o seu filho nos seus braços e que vai atravessar uma das fases mais maravilhosas da sua vida, ser mãe!
É um momento muito especial, de amor, alegria, família!

Sem comentários:

Enviar um comentário