terça-feira, 16 de março de 2010

Vacinar a mamar!

Adorei esta ideia!
Se vai vacinar o seu bebe, porque não reconfortar-lo com algo que ele ama, e assim, reduzir a sua dor? Faz todo o sentido!

Os benefícios do leite materno parecem não parar de aumentar.
Agora mais um estudo vem comprovar o poder da amamentação: enquanto está a ser vacinado se o bebé estiver a mamar sente menos a dor da injecção. O estudo, feito em bebés até um ano de idade, foi levado a cabo na Jordânia por investigadores da Universidade de Philadelphia.
Os bebés que participaram neste estudo foram divididos em dois grupos de 60 crianças cada. Num dos grupos os bebés foram vacinados ao colo das mães, em contacto corporal, enquanto mamavam. No outro grupo as crianças foram vacinadas sem qualquer intervenção.
Os investigadores observaram que a duração do choro foi menor no grupo em que os bebés foram vacinados enquanto mamavam e tiveram o carinho da mãe, em relação ao grupo em que os bebés foram vacinados sem nenhuma intervenção das mães.

4 comentários:

  1. Eu ja tinha lido algo a respeito sobre um estudo com bebês que estavam sendo amamentados durantes o exame do pézinho. Então pensei que durante a vacina o resultado seria o mesmo, mas quando fui levar o Davi para vacinar... fiquei com vergonha de pedir para amamentar enquando eles vacinavam.
    Ele chorou bastante, mas assim que saí da sala da vacina, fui amamentar para acalmá-lo.

    Parabéns pelo blog, que é sempre muito informativo!!

    Line Sena
    http://mamae-moderna.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Line!=)
    Pois, entendo bem, por vezes a vergonha é a nossa pior inimiga! Mas lembre se sempre que amamentar é um acto de amor e ternura maravilhoso, e só tem de ter muito orgulho em o fazer, seja em que situação for, e se a enfermeira não o entender, o problema está na cabeça dela... E ao fazer-lo da próxima vez que vacinar o Davi, só estará a contribuir para a boa formação desse profissional de saúde e ajudar lo a adquirir nova informação util para o seu trabalho!;)
    Mas amamentar o seu bebé logo após a vacina com certeza que ajudou muito no seu reconforto!=)
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Oi linda...o que eu penso sobre isto...mas lá está somos todas diferentes...claro que o acalma se tiver a levar a vacina e a mamar ao mesmo tempo...mas também penso...será que não poderá associar aquela termenda dor ao acto de mamar...ou ao nosso peito ou a algo nosso??? Eu quando o levo as vacinas...dou mama mas apenas depois de terem dado a vacina...como acalmante ...e mimo ...mas durante não me parece ;)

    ResponderEliminar
  4. Hoje o meu bebé foi fazer as vacinas dos 12m, sentei no meu colo, para ficar mais tranquilo, ele ao ver-se sentado quis a mama dele, mas cá tá, também não lha dei... mas depois das vacinas, claro ;)

    ResponderEliminar