quarta-feira, 28 de abril de 2010
Fotografias Parto natural
Natural, pacifico, cheio de amor, no seio da família e com a presença de uma doula e de uma parteira.
Todos nós temos este direito sabiam?
A vida é feita de caminhos e escolhas, cabe nos a nós conhecer e escolher o melhor para nós.
terça-feira, 27 de abril de 2010
O corpo feminino...
Leiam-no sff!!
"Não importa o quanto pesa. É fascinante tocar, abraçar e acariciar o corpo de uma mulher. Saber seu peso não nos proporciona nenhuma emoção.
Não temos a menor idéia de qual seja seu manequim. Nossa avaliação é visual, isso quer dizer, se tem forma de guitarra... está bem. Não nos importa quanto medem em centímetros - é uma questão de proporções, não de medidas.
As proporções ideais do corpo de uma mulher são: curvilíneas, cheiinhas, femininas... essa classe de corpo que, sem dúvida, se nota numa fração de segundo. As magrinhas que desfilam nas passarelas, seguem a tendência desenhada por estilistas que, diga-se de passagem, são todos gays e odeiam as mulheres e com elas competem. Suas modas são retas e sem formas e agridem o corpo que eles odeiam porque não podem tê-los.
Não há beleza mais irresistível na mulher do que a feminilidade e a doçura. A elegância e o bom trato, são equivalentes a mil viagras.
A maquiagem foi inventada para que as mulheres a usem. Usem! Para andar de cara lavada, basta a nossa. Os cabelos, quanto mais tratados, melhor.
As saias foram inventadas para mostrar suas magníficas pernas... porque razão as cobrem com calças longas? Para que as confundam conosco? Uma onda é uma onda, as cadeiras são cadeiras e pronto. Se a natureza lhes deu estas formas curvilíneas, foi por alguma razão e eu reitero: nós gostamos assim. Ocultar essas formas, é como ter o melhor sofá embalado no sótão.
É essa a lei da natureza... que todo aquele que se casa com uma modelo magra, anoréxica, bulêmica e nervosa logo procura uma amante cheinha, simpática, tranquila e cheia de saúde.
Entendam de uma vez! Tratem de agradar a nós e não a vocês, porque, nunca terão uma referência objetiva, do quanto são lindas, dita por uma mulher. Nenhuma mulher vai reconhecer jamais, diante de um homem, com sinceridade, que outra mulher é linda.
As jovens são lindas... mas as de 40 para cima, são verdadeiros pratos fortes. Por tantas delas somos capazes de atravessar o atlântico a nado. O corpo muda... cresce. Não podem pensar, sem ficarem psicóticas que podem entrar no mesmo vestido que usavam aos 18. Entretanto uma mulher de 45, na qual entre na roupa que usou aos 18 anos, ou tem problemas de desenvolvimento ou está se auto-destruindo.
Nós gostamos das mulheres que sabem conduzir sua vida com equilíbrio e sabem controlar sua natural tendência a culpas. Ou seja, aquela que quando tem que comer, come com vontade (a dieta virá em Setembro, não antes; quando tem que fazer dieta, faz dieta com vontade (sem sabotagem e sem sofrer); quando tem que ter intimidade com o parceiro, tem com vontade; quando tem que comprar algo que goste, compra; quando tem que economizar, economiza.
Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza. São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos 'em formol' nem em spa... viveram! O corpo da mulher é a prova de que Deus existe. É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, ninados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesárias e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos. Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se! A beleza é tudo isto."
Já meditou hoje?
Está grávida?
Sabia que a meditação faz diminuir a adrenalina, o cortisol e o ácido lático, regulariza a pressão arterial, suaviza a respiração e os batimentos cardíacos e diminui as insónias?Além de proporcionar á mãe e ao bebé um relaxamento profundo e bem-estar?
Mães que meditão aprendem a se sentirem mais tranquilas, menos ansiosas e com menos tensões musculares!
Meditar também ajuda a mãe a conseguir lidar melhor com a dor durante o parto, estar mais relaxada e consequentemente ter uma parto mais suave e rápido!
Dito isto,
já meditou hoje?=)
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Uaaaauuuuu!! Leite materno combate cancro!!!
Leite materno combate cancro
O composto agora descoberto pode transformar-se numa substância comum para o tratamento oncológico, no espaço de cinco anos.
As vantagens da amamentação exclusiva dos bebés acabam de ganhar um forte argumento com a descoberta, feita por uma equipa da Universidade de Gotemburgo, de que o leite materno possui um composto que ataca decisivamente as células cancerígenas e que pode ser decisivo na prevenção oncológica desde muito cedo.
Denominado HAMLET – da expressão inglesa «Human Alpha-lactalbumin Made Lethal to Tumor Cells» – o composto foi posto à prova em inúmeros testes clínicos, tendo os cientistas descoberto que é decisivo em casos de cancro da bexiga e outros 40 tipos diferentes de patologias oncológicas. E, mais crucial ainda, a substância parece não afectar as células saudáveis, ou seja, não causa os habituais efeitos secundários relacionados com outros tratamentos, como é o caso, por exemplo, da quimioterapia.
Roger Karlsson, da Universidade de Gotemburgo, afirma que o HAMLET «é produzido através da combinação da alfa-lactalbumina do leite materno com o ácido oleico presente no estômago dos bebés» e «ataca o núcleo das células tumorais», para além de «espoletar os mecanismos de morte celular programada». O especialista revelou ainda que o HAMLET foi descoberto por acaso, quando a equipa que dirige «estava à procura de substâncias antibióticas do leite materno».
Os primeiros testes determinaram, segundo o mesmo cientista, redução dos tumores em pacientes com cancro na bexiga que foram injectados com o HAMLET. Numa entrevista ao jornal britânico Telegraph, Karlsson afirmou que o próximo passo é o de determinar de que forma o composto poderá vir a ser usado em larga escala. Algo que deverá acontecer «no espaço de cinco anos e como complemento aos processos de qumioterapia».
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Noticia sobre o worshop
“O parto é como fazer amor”
Em: Quarta, 14 de Abril de 2010
Uma “maternidade natural” e um “parto mais humanizado” são o que pretendem as doulas quando intervêm num parto, cumprindo sempre os objectivos da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A doula tem formação na área da saúde da maternidade, e ajuda a futura mãe desde os primeiros passos, acompanhando a grávida antes e após o parto. Mas “quem faz o parto é a mãe” acrescenta a doula Sofia Costa, que esteve pela segunda vez na loja “Ponto já” no dia 7 de Abril. As doulas apenas “esclarecem as mães com terapias alternativas, informando e encaminhando as futuras mães”, sempre acompanhadas em todo o processo de gravidez.
Desde a alimentação às emoções, tudo deve ser cuidado, pois as futuras mães não devem aderir a uma atitude de desleixo. «Estar grávida não é desculpa para comer tudo que se quer, porque se vai engordar de qualquer maneira. Tudo que comemos o bebé come também, havendo bebés que nascem já com problemas de obesidade. O que nós sentimos, o bebé sente de igual modo. Gravidez é desculpa sim mas para estar bem, deixando os problemas para os outros, tentando irritar-se o menos possível, escolhendo sempre uma atitude positiva».
Estar calma e ter um suporte físico é muito importante. “O toque por exemplo, é um gesto que se perdeu na nossa sociedade, ao qual não se dá hoje grande relevância” afirma Sofia Costa. O trabalho emocional é grande para se preparar um parto melhor e menos doloroso, pois como afirmou a doula “não se apaga de ânimo leve o que se ouve desde que nascemos, o horror que ouvimos há 20 ou 30 anos”.
A oradora convidada apresentou alguns conselhos às futuras mães, tais como a grávida ter visualizações de como quer o seu parto, imaginando um parto suave. A meditação, a dança do ventre, o yoga, podem ser métodos excelentes pelas endorfinas que libertam, assim como o estado que calma que provocam. Embora a prática de qualquer exercício seja positiva, “estes em específico têm resultados excelentes na gravidez”, acrescentou.
A importância de um lugar seguro, tranquilo e calmo durante o parto, com pouca luz e o menos gente possível é considerável para a grávida conseguir relaxar, pois “o parto deve ser como fazer amor”. Após obtida a tranquilidade e a calma necessárias resulta a libertação de endorfinas para um parto “com menos dor e mais prazer, o que nem sempre é possível nos partos hospitalares, embora já se comecem a praticar partos naturais nestes locais”, sustentou a doula.
Segundo as doulas, há cinco necessidades básicas no trabalho de parto: o silêncio; luz fraca; privacidade; segurança e conforto térmico (25º a 26º). Os diversos procedimentos hospitalares tomados normalmente em situações de partos provocam nas grávidas tensão e desconforto, alguns completamente contra os princípios da Organização Mundial da Saúde. Desde o soro, que proíbe a mulher de comer e beber, à rapidez com que procura fazer o parto o mais depressa possível, acabam por provocar um estado de ansiedade e adrenalina que pode até parar o trabalho de parto. Um bebé pode demorar mais de três dias a nascer, mesmo depois de a grávida entrar em trabalho de parto. Defendeu ainda que “o nosso corpo está preparado, somos feitas para parir! É só dar-lhe o tempo que necessita”.
Em relação a questão da segurança, garante que em vários estudos realizados se verificou que é tão ou mais seguro parir em casa como no hospital. “O parto natural é seguro, e o enfermeiro obstetra assistente tem capacidade para socorrer a mãe em qualquer necessidade ou imprevisto. As grandes diferenças são os procedimentos hospitalares”.
Concluindo o esclarecimento, a doula salientou que a amamentação é muito importante para o recém-nascido, como também para a mãe. Comentando o problema que as mães colocam sobre não terem “bom leite para o bebé” referiu que “não há leite fraco, todo o leite da mãe é bom e o bebé nasce já a saber mamar”. O bebé não deve ingerir qualquer outro alimento até aos seis meses, e pode mamar até aos dois anos no mínimo, embora ele próprio saiba quando deve parar. “Além de ser um acto de amor, e dos nossos filhos precisarem de amor e muito carinho das mães, não é por isso que serão mimados, basta saber dizer não! Não confundindo amor com educação”.
Depois da notícia que prevê o fecho de uma das maternidades, Covilhã ou Castelo Branco, o parto natural pode ser uma alternativa e uma mais-valia.
Podem ver a noticia aqui:
http://www.urbi.ubi.pt/_urbi/pag.php?p=7667
Dançar dá saude e faz crescer (o bebé)!!
Lindo!!
Duet from Robin Cantrell on Vimeo.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Quimicos relacionados com puberdade precoce em raparigas
"Cientistas acreditam que químicos encontrados em latas de comida, vernizes para unhas e shampoos podem estar a desencadear a puberdade precoce em raparigas, pondo-as em grande risco de cancro e diabetes."
Chemicals found in food cans, nail varnish and shampoos could be triggering early puberty in girls, putting them at greater risk of cancer and diabetes, scientists believe.
Podem ver a noticia inteira aqui:
telegraph
terça-feira, 13 de abril de 2010
Comer e beber no parto!
Mais um estudo entre muitos outros que mostra que as grávidas podem e devem poder comer e beber durante o parto!Quando é que os nossos hospitais vão evoluir?Esperemos que em breve!!
Um novo estudo da Cochrane Library demonstrou que, para grávidas de baixo risco, não há razão para limitar a ingestão de alimentos e líquidos duranto o trabalho de parto.
Foram revistos cinco estudos que envolveram mais de 3100 mulheres.
Há décadas que as mulheres são impedidas, nos hospitais e maternidades, de beber ou comer durante o trabalho de parto, fundamentalmente para prevenir situações em que seja necessário recorrer a anestesia geral para realização de uma cesariana. A inalação de alimentos ou líquidos regurgitados é um risco durante a anestesia. Acontece que as técnicas de anestesia já evouiram muito desde os anos 40, época em que surgiram os primeiros estudos que aconselhavam a prática do jejum para as mulheres em trabalho de parto. A anestesia geral é mais segura e há hoje mais recurso a anestesia epidural para realização de cesarianas.
Na mesma linha da revisão da Cochrane, o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia publicou um comunicado dirigido aos médicos onde se informava as grávidas sem riscos nem complicações poderiam, durante o parto, beber pequenas quantidades de líquidos, como água, sumos de fruta sem polpa, chá, café, ou bebidas energizantes para desportistas.
A Cochrane Library é uma instituição internacional que reune e revê a investigação médica em diversas áreas.
Terra mulher
Terra Mulher
A mulher antiga era reverenciada e admirada pelos seus quadris largos e corpo robusto, pois, se assim fosse, seria considerada uma mulher mais fértil.
A Mãe Terra era celebrada em todos os seus ciclos e todos tinham um profundo sentimento de agradecimento pelo seu ventre fértil que gerava comida para todos.
Assim, a Terra e a Mulher eram sagradamente consideradas como as que davam a luz para uma nova vida. Seja a mulher com um filho, ou a terra com o alimento, as duas se sentiam muito próximas, pois sabiam e entendiam o prazer de parir.
Elas cantavam, a mulher com sua voz, e a terra com seus pássaros.
Elas dançavam, a mulher com suas ancas, e a terra com o seu vento nas árvores.
Elas se perfumavam, a mulher com sua essência natural, e a terra com suas flores.
Elas viviam alegremente, festejando e honrando cada momento juntas.
Se te recordares desse tempo, sentirás o quanto eras feliz. Sentirás o poder do conhecimento. Sentirás tua sabedoria ancestral, tua intuição e criatividade que foram perdidas por séculos de rejeição pela tua própria identidade.
Ama-te, mulher. Ama a tua essência. Ama o que te trouxe aqui. Ama e reconheça o Ser Total que és.
Retoma esse contacto com a tua melhor amiga, esse contacto que te impuseram a esconder, renegar, maltratar, alegando que era errado, insensato, ruim, incapaz. Não deixes que ninguém decida o que é melhor para ti. Tudo está aí dentro, basta conectar.
Entrega-te novamente àquele prazer sem rótulos, àquele prazer de estar simplesmente nua.
Por Simone Alves
Por favor toca-me...
Por favor toca-me...
Se sou teu bebé, por favor toca-me
Preciso do teu toque de formas que nunca poderás entender.
Não me laves e vistas e me alimentes apenas
Mas embala-me, beija a minha cara e acaricia o meu corpo.
O suave toque da tua mão transmite-me segurança e amor.
Se sou tua criança, por favor toca-me
Mesmo se me afasto ou te resisto.
Persiste, encontra maneiras de conhecer as minhas necessidades,
O teu abraço de boa noite adocica os meus sonhos
O teu toque durante o dia diz-me o que sentes por mim.
Se sou teu adolescente, por favor toca-me
Não penses que por estar a crescer
eu não preciso de saber que tu ainda gostas de mim
Eu preciso do teu abraço de amor, eu preciso da tua voz suave
Quando o caminho se torna difícil, a criança que há em mim ainda precisa de ti.
Se sou teu amigo, por favor toca-me
Não há como um abraço caloroso, para me dizer que gostas de mim.
Uma mão tranquilizante e amiga quando estou deprimido mostra-me que sou amado
E assegura-me que não estou sozinho.
O teu toque reconfortante pode ser o único que eu recebo.
Se sou teu parceiro sexual, por favor toca-me
podes pensar que a tua paixão seja suficiente
Mas só teus abraços afastam os meus medos
Preciso do teu toque suave e reconfortante
para me relembrar que sou amado por ser como sou.
Se sou teu filho crescido, por favor toca-me
Mesmo tendo a minha própria família para abraçar,
Ainda preciso do abraço da Mãe e do Pai quando dói
Como Pai tenho uma visão diferente
Eu aprecio-vos mais.
Se sou teu Pai idoso, por favor toca-me
Da mesma forma que era tocado quando era criança.
Dá-me a mão, senta-te perto de mim, dá-me força
E aquece o meu corpo cansado com o teu aconchego
Mesmo que a minha pele esteja enrugada e gasta,
Gosta de ser acariciada.
Phyllis K. Davis
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Exercícios de KEGEL!
Exercícios de kegel!
Conhecem?
Podem ser um grande aliado da mulher durante o parto e não só!;)
Estes exercícios consistem na contracção e no relaxamento dos músculos da vagina e do períneo (aquela zona que fica entre a vagina e o ânus).
Com a pratica rotineira deste exercicio, a mulher fortalece os músculos pélvicos, o que é optimo para ajudar no trabalho de parto e tambem na sua vida sexual!
Os exercícios são muito práticos de se fazer e os resultados são bem bons!=)
Um músculo pélvico fortalecido ajuda a mãe a ter mais facilidade para fazer força e expulsar o bebé. Ajudam também a mãe a ter menos lesões nessa área e a ter uma recuperação pós-parto mais fácil e rápida, prevenindo, ainda, a incontinência urinaria( muito usual no pós-parto).
Para a vida sexual da mulher é uma mais valia, pois vários estudos comprovam que mulheres praticantes do exercício kegel, atingem com mais facilidade o orgasmo!Nada mau ah??=)
E agora como se faz?
Primeiro identificar os músculos que devem ser exercitados!
Eu acho que a melhor maneira de os identificar é enquanto estamos a fazer xixi, basta fazer e parar, fazer e parar, os musculos que sentem que estão a contrair para parar o fluxo urinário, são os músculos que devem exercitar!
Depois de identificarem os músculos é simples!
O exercício consiste em contrair-los durante 3/5 segundos de seguida e relaxar, contrair novamente e relaxar, podem repetir cerca de 10 vezes.
Depois é fazer cerca de 10 séries destas por dia!
Não custa nada meninas, sempre que se lembrem, força!
Podem fazer no trabalho, sentadas na secretária, a ver tv, no trânsito, no cinema, no facebook ;) ,... Em qualquer lado!
Vão ver que ao fim de umas semanas começam a sentir uma grande diferença na força deste músculo!
Boa ginástica!
terça-feira, 6 de abril de 2010
workshop maternidade natural é já amanha!!
É já amanha!!=))
Quarta-feira, dia 7 de Abril, pelas 14:00 horas, a Loja Ponto Já da Covilhã irá receber novamente um workshop muito interessante!
"O Dom de uma Maternidade Natural" é a proposta de Sofia Costa para este 2º encontro de pré-mamãs e todos os interessados, onde serão partilhadas experiências entre as futuras mães, saber o que fazer durante a gravidez, parto e amamentação, como fazer e porquê, além de esclarecer qual a forma mais natural de lidar com este período de gestação.
Com uma oferta especial da loja Dom Bebé!
Mais informação em: http://maternidadenatural.blogspot.com.
Loja Ponto Já | Rua António Augusto de Aguiar [Edifício Mercado Municipal]
Tlf: 275089303
E-mail: pontojacovilha@hotmail.com ou doulasofia@gmail.com
sábado, 3 de abril de 2010
Corte do cordão umbilical
Vacinar os meus filhos?Não obrigado!
http://www.ionline.pt/conteudo/53710-vacinar-os-meus-filhos-nao-obrigado
" "Quando era miúdo tive varicela, até soube bem não ter de ir à escola. Será necessário prevenir uma varicela ou um sarampo, doenças que até são benéficas e nos fortalecem?" O médico diz que, "se calhar, ainda vamos pagar caro este mundo de prevenção máxima". A melhor vacina de todas, avança, é "dar uma boa alimentação às crianças e ensinar-lhes cuidados básicos de saúde pública". "
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Covilhã: novo centro de procriação medicamente assistida em Fevereiro!
«Temos todos os equipamentos possíveis para fazer todas as técnicas de procriação medicamente assistida», afirmou Hélio Oliani, responsável pela Unidade de Medicina de Reprodução, citado pela Agência Lusa.
«Em 2010, acreditamos tratar 120 casos com fertilização in vitro e muitos mais com procedimentos mais simples», como indução de ovulação ou coito programado, acrescentou o especialista brasileiro, que chegou a Portugal através de um convénio entre a Faculdade de Medicina da beira Interior e a Universidade de Rio Preto, Brasil. Neste momento, já está a decorrer a triagem de casais nas consultas de infertilidade do hospital.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Não tenho tempo
É tão triste, mas infelizmente tão verdade,
para muitos filhos, para muitos pais...
Tenham o tempo para o ouvir e reflectir.
Tenham o tempo para ter tempo.
Poema de Neimar de Barros, declamado por Vítor de Sousa.