domingo, 28 de fevereiro de 2010

Amniocentese pode ter os dias contados


Nova técnica não invasiva poderá substituir a amniocentese.
A amniocentese é uma técnica realizada em grávidas a partir dos 35 anos, que consiste em retirar uma amostra do líquido amniótico para detectar malformações genéticas como a síndrome de Down ou outras alterações cromossómicas. Sendo um método invasivo acarreta riscos variados para o bebé, chegando a provocar aborto em 1% dos casos.
Uma análise ao sangue da mãe, que contém pequenos fragmentos de ADN do bebé, rápida, segura e não invasiva, pode vir a ser no futuro a alternativa à amniocentese para detectar malformações no feto.
O Departamento de Saúde do Reino Unido investiu quase 2,4 milhões de euros para investigar a nova tecnologia, que os investigadores acreditam poder estar disponível nos serviços de saúde, dentro de três ou cinco anos.
O Reino Unido não é o único país a investir na investigação desta nova técnica. Também os Estados Unidos, a França, a China e a Espanha estão a fazer ensaios já bastante avançados.
Como é uma técnica não invasiva pode ser feita logo nas primeiras seis a oito semanas de gestação, oferecendo aos pais mais tempo para decidirem se avançam ou não com a gravidez.

Sem comentários:

Enviar um comentário