sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Duvidas das leitoras


Hoje um dos meus emails recebidos era de uma leitora do blog que estava com uma dúvida em relação ao parto na água. Esta leitora, juntamente com mais algumas amigas questionavam o seguinte:
Porque razão é que nos vídeos de partos na água, se via muito menos sangue do que nos partos normais que estamos habituadas a ver?
Resposta: Em primeiro lugar, no parto na água, a transição do bebé de dentro para fora da mãe é muito mais suave, dado que a água serve como lubrificante e relaxante muscular. As lacerações no períneo ocorrem com muito menos frequência.
A água aquecida não deixa a grávida perder tanto calor corporal e a posição vertical em que geralmente ocorre o parto na água ajuda no retorno venoso e no bombeamento de sangue.A própria pressão da água faz com que o sangue estanque mais rápido e facilmente, consequentemente a mãe não sangra tanto como num parto normal.
Alem de que a água proporciona uma espécie de suave massagem e estado de flutuação na mãe, que ajuda no relaxamento muscular e isto faz com que a circulação sanguínea fique mais activa e quando isto acontece o nosso metabolismo oferece nos uma maior produção de endorfina (substância anestesica produzida pelo nosso organismo) que oferece á mãe um parto menos doloroso.
Será que ficaram esclarecidas?=)
Um beijinho e partos suaves!

4 comentários:

  1. Interessante!
    Tive meu parto na água recentemente (relato no meu blog), mas não sabia de tudo isso! rsrs.
    Aliás, pensava que com a água quente, teria mais possibilidade de uma hemorragia.
    Isso, baseado na minha santa ignorância e com o conhecimento comum de que pra estancar uma hemorragia no nariz, tem que que fazer compressa de gelo. rsrs.

    Line Sena
    http://mamae-moderna.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá Line!
    Ainda bem que pude partilhar algo novo!
    Um beijinho
    sofia

    ResponderEliminar
  3. Eu passei pelas 2 experiências. E embora no parto na água tb. não tenha tido laceração e por isso até à dequitação não tenha perdido sangue, (depois tive hemorragia pós-parto)fiquei surpreendida por ver a água tão limpa neste parto.
    Deduzo que observar um parto enquanto 3ª pessoa, em vez de ser parte activa no mesmo, altere a perspectiva.

    Nota: a água quente pode por outro lado, dilatar os vasos sanguíneos - sobretudo de a imersão se prolongar muito no tempo - daí que existam profissionais que preferem que a dequitação seja feita fora de água.

    ResponderEliminar
  4. Sim Carla, é precisamente por esse ultimo facto que menciona, que nunca se deve permanecer dentro de água mais de duas horas seguidas, e é por isto também que a dequitação muitas vezes é feita fora de água(pois pode levar cerca de 1hora até a sua expulsão).
    Abraço
    sofia

    ResponderEliminar