segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Puzzles de espuma com químicos perigosos
Os puzzles de espuma, usados como tapete e brinquedos para os bebés, podem conter químicos perigosos para a saúde.
A Deco Proteste testou oito destes artigos à venda em Portugal e encontrou solventes irritantes em todos e formamida, uma substância proibida pela nova directiva europeia, em sete.
A formamida é utilizada para reduzir maus odores e, além de ser irritante, está classificada como “tóxica para a reprodução”. Durante a gravidez, por exemplo, pode atrasar o desenvolvimento do feto e causar aborto. Inalada em grandes quantidades, pode exigir cuidados médicos, explica a Deco.
Além da formamida, foram também encontrados amoníaco e outros solventes agressivos para a pele, olhos e mucosas das vias respiratórias. Substâncias que não deveriam ser usadas em artigos para bebés.
No entanto, a Deco testou novamente os puzzles duas semanas após a abertura da embalagem e verificou que a quantidade de químicos reduziu de forma significativa. Assim, a associação de defesa do consumidor aconselha os pais a arejarem estes produtos durante alguns dias, antes de oferecê-los às crianças.
A DECO já enviou os resultados para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Comissão de Segurança de Bens e Serviços e Direcção-Geral do Consumidor. Pediu a remoção imediata dos produtos com formamida, que será proibida em brinquedos e outros produtos de puericultura a partir de 2011, quando entrar em vigor a nova directiva
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário