terça-feira, 29 de setembro de 2009

Induzir o trabalho de parto naturalmente

O que fazer quando o bebé parece não querer nascer?
Há métodos naturais de induzir o parto?


Para muitas mulheres, o final da gravidez, sobretudo quando se ultrapassam as 40 semanas de gestação, é um crescendo de ansiedade. A família toda pergunta: «Ainda não nascceu?». O médico quer marcar a indução do parto, se é que não marcou ainda, e o bebé não dá sinais de querer nascer. O que fazer?
Em primeiro lugar, convém ter presente que apenas cinco por cento das mulheres dão à luz na data prevista. Algumas entram em trabalho de parto antes, mas a maioria dá à luz alguns dias depois desta data. Na verdade, a data prevista, apontada pelo médico no início da gravidez, não é mais do que uma referência. Uma gravidez só é considerada pós-termo depois de ultrapassadas as 42 semanas.
Em muitos países europeus, só se faz indução por rotina às 42 semanas e não às 40 ou 41 como acontece em Portugal, na generalidade dos hospitais.

Como pode ler-se no «Guide to Effective Care in Pregnancy and Childbirth», «A indução do trabalho de parto antes de 41 semanas de gestação não está associada a qualquer vantagem além de uma pequena redução da presença de mecônio no líquido amniótico. A redução da morte perinatal associada à indução de trabalho de parto parece ser limitada a gestações a partir de 41 semanas de duração. Uma política de indução rotineira com 40-41 semanas em gestações normais não pode ser justificada à luz desses dados de estudos controlados, e é inaceitável para muitas mães.»

Quem ultrapassa as 40 semanas de gestação, parece que fica, de repente, com um problema. Quando na verdade, é uma situação perfeitamente normal. Já ultrapassar as 41, conseguindo evitar uma indução, é uma verdadeira raridade no nosso país.

Se está nesta situação, sentindo-se pressionada pelas datas, pelos médicos, pela família, pode tentar alguns métodos naturais de estimulação do trabalho de parto. Estes métodos só irão funcionar se o colo do útero estiver maduro, ou seja, se o trabalho de parto estiver na realidde para breve. Caso contrário, não terão qualquer efeito, ou seja, também não têm contra-indicações, portanto não perde nada em tentar.


Sexo
A actividade sexual pode fazer desencadear o parto por duas vias. Por um lado, o esperma contém prostaglandinas (hormonas envolvidas no parto), que amolecem a cérvix e promovem o apagamento do colo do útero. Alguns dos medicamentos usados na indução do parto, no hospital, são precisamente prostaglandinas sintéticas. Não pense, contudo, que o esperma poderá trazer riscos antes do final da gravidez, desencadeando partos prematuros. Ele só poderá ter algum efeito se o colo do útero estiver já em processo de amadurecimento.

Por outro lado, o orgasmo feminino também pode ter o seu papel no desencadear do parto, pela grande libertação de ocitocina que provoca. Esta é outra das hormonas também envolvida no processo de parto fisiológico. E também, na sua forma artificial, na indução do parto no hospital.

A estimulação dos mamilos também conduz à produção de ocitocina e às contracções uterinas. Pode usar este método sozinha ou acompanhada, no contexto da actividade sexual ou não.

Caminhar
É um dos conselhos dados por todos os médicos na fase final da gravidez: «Ande muito» Estar em posição vertical e caminhar pode ajudar o bebé a descer mais um pouco. Mesmo com o trabalho de parto iniciado, convém caminhar, manter-se na vertical, podendo pôr-se de cócoras na altura das contrações.

Aproveite para dar grandes passeios. Se estiver cansada, descanse um pouco e depois recomece. Vá bebendo água. E conversando com o seu bebé.

Comida picante
É uma boa altura para ir a um restaurante indiano ou tailandês. Abuse do picante. Estes temperos são tradicionalmente conhecidos pelo seu poder de desencadear o parto. Acredita-se que a pimenta e outras substâncias picantes podem aumentar a produção de endorfinas (presentes quando o corpo está relaxado, dão bem-estar). Apesar de não haver estudos científicos a prová-lo, é um método inócuo, sobretudo se for fã deste tipo de pratos.

Banho quente
O efeito da água quente está estudado: promove o relaxamento dos músculos, a circulação sanguínea, a descontracção. Portanto, pode ajudar no desencadear do parto. Se estiver com contracções irregulares, as «falsas partidas», experimente um duche quente e demorado. Pode ser o suficiente para as contracções se tornarem mais fortes e regulares.

Acupuntura
Há certos pontos do organismo que quando pressionados desencadeiam contracções uterinas. Tal como pode ajudar no desenrolar do parto, a acupunctura pode ajudar a iniciar o processo. Mas só deve ser feita por um profissional experiente e credenciado.

Plantas medicinais
Chás de gengibre, cravo e canela podem ajudar a desencadear o parto.

As emoções
Estar preparada emocionalmente para a chegada do bebé é um pressuposto essencial para que o parto se inicie. A enfermeira Lúcia Leite afirma que «a preparação para o parto se faz na cabeça e no coração». Por vezes, são bloqueios emocionais que estão a impedir o trabalho de parto. Converse com alguém da sua confiança. Abra-se e verá que tudo correrá bem.

18 comentários:

  1. Gostei muito deste post. Infelizmente... Fez-me muita falta não ter lido umas coisas sobre este assunto na altura do nascimento do Simão. 40 semanas e um dia e... toca a ir para a maternidade fazer parto induzido. Ai se eu soubesse...

    ResponderEliminar
  2. Pois é joana.. infelizmente no nosso país ainda se pratica isto, passa a data supostamente esperada e toca logo a induzir o parto e a pôr bebés no mundo que ainda estão muito bem dentro da barriguinha da mãe...
    Espero que esta informação ajuda outras futuras mães nas susa decisões!
    beijinhos
    sofia

    ResponderEliminar
  3. vão induzir meu parto daqui a 5 dias quando eu estarei com 41 semanas e 3 dias,isso é bom?ou devo usar esses metodos para tentar fazer com que o trabalho de parto aconteça naturalmente?

    ResponderEliminar
  4. Olá Erika!
    O ideal era que não fosse induzido antes das 42 semanas. Mas claro que isto depende de cada grávida e bebé, só com mais informação é que lhe poderia responder adequadamente...
    Mas sem duvida que aconselho a a fazer os métodos que eu acima descrevo, caminhar bastante, subir escadas e descer, dançar, rodar as ancas, ter relações sexuais, etc..
    Exprimente beber um chá de canela, gengibre(seco em pó) e cravo, 3 canecas quentinhas por dia costumam ter bons resultados. Ponha uma colher de café de cada um dos ingredientes acima referidos em uma caneca de água a ferver, deixe repousar 5 minutos e beba.
    Se quiser falar pessoalmente tem o meu email(doulasofia@gmail.com).
    Só aceito mamãs no final de Novembro, mas até lá estou disponível para conversar e tirar duvidas!
    beijinhos
    Sofia costa

    ResponderEliminar
  5. Estou com 40 semanas e 1 dias eles vao induzir meu parto daqui 6 dias mais hoje na consulta o medico ja descolou minha bolsa sera que uma dessa dicas pode me ajudar???

    ResponderEliminar
  6. Cintia, claro que pode!:)
    Principalmente se o medico já deu essa ajuda,o parto deve estar bem próximo.
    Todas elas são adequadas para a fase que está agora, veja o que respondi aqui nos comentários à erika e faça o mesmo. Vai com certeza notar resultados favoráveis!
    Aproveite bem estes dias que ainda têm para os realizar várias vezes diariamente.
    Boa sorte!
    Sofia costa

    ResponderEliminar
  7. Oiee estou com 40 semanas e 1 dia ( dizendo a médica ) pra mim era 4 dias, mas tudo bem !
    voltei da minha consulta agora, a médica disse q esta tudo normal, so q tenhu medo de passar do tempo, ela me deu um papel tipo um encaminhamento, a DPP é pro dia 10 agora domingo, eu falei se naum tiver dor ou nenhum sinal até la, no dia seguinte ( se tiver tudo bem com a minha filha ) irei pra maternidade... estou certa ou deveria esperar?

    Obrigada !

    esperando resposta

    ResponderEliminar
  8. thais, numa gestação onde tudo esta a correr normalmente deve se esperar pelo menos ate as 42 semanas antes de induzir o parto!Ate la pode ir exprimentando estes metodos que falo acima.
    boa sorte!
    sofia costa

    ResponderEliminar
  9. Faço 40 semanas segunda dia 17.10.11 e para esse dia que esta previsto a minha bebe nascer ela e grande e tenho 2 dedos de dilataçao,mas nao me da sinais de alerta sera que se ela nao nascer nesse dia me vao fazer o internamento para provocar o parto ?

    ResponderEliminar
  10. daqui 3 dia faço 40 semanas estou com medo
    acho q está demorando eu engordei 21 quilos
    minha barriga está muito pensada sinto dores no pé da barriga é médico disse q está tudo bem é na rede na pública bebe está bem grande médico disse q normal tenho medo de não da conta pq bebe ja está 3700 51 cm hoje eu tomei chá de canela vamos ver oque da ....

    ResponderEliminar
  11. ola eu ja to aquase de 42semanas a minha bebe nao kere nascer ja me marcaram para provocar pa segunda feira,so que eu estou na frança e ja tenho muitas contraçoes,eu keria ke nascese por ela propia soke o mediko hoje dixe ke ainda ta um pouko sobida eu ja nao sei ke fazer para nascer.komo me pode ajudar??

    ResponderEliminar
  12. eu ja to akuase de 42 semana e a minha bebe nao kere nascer,ja me marcaram pa segunda feira se nao nascer ate la..eu ja nao sei ke fazer mais ela ainda ta um pouko sobida e ja tenho muitas contraçoes..o ke me akoncelha?

    ResponderEliminar
  13. Estou com 40 semanas e 5 dias e meu bebê está com 4 kilos e eu tenho apenas 1 metro e 57 cm. O médico quer induzir o parto somente pelo fato do tamanho do bebê, isso é certo?

    ResponderEliminar
  14. Oi, estou com 40 semanas e 5 dias, e até agora não senti dores nenhuma, queria muito tentar o método do chá de canela, será que não é muito arriscado, porque ouvi dizer que canela é abortivo, estou com muito medo, será que não vai fazer mal ?

    ResponderEliminar
  15. Oi, estou com 40 semanas e 5 dias, e até agora não tenho sentido dor nenhuma, e queria muito tentar o método do chá de canela, mais tenho medo , porque ouvi dizer que canela é abortivo, será que arrisco ou não ?

    ResponderEliminar
  16. Hoje eu faço 40 semanas e nada de contrações e nem dores, meu bebe está mexendo bem menos. E eu já não sei mais o que fazer para ele dar sinais que vai nascer, pq eu ando muuito mesmo coisa de km as vezes, namoro e tudo, mas nada, só não experimentei o chá ainda.. Estou muito preocupada e não gostaria de ter que fazer cesária.. Eu espero que ele nasce essa semana não quero indução medica..

    ResponderEliminar
  17. gostei muito das dicas mim tiraram varias duvidas

    ResponderEliminar